quinta-feira, 28 de abril de 2011

A fé que nunca moveu montanhas:

Durante séculos, milhares de pessoas tem encontrado inspiração nessa narrativa. Também foi deste relato que alguém, sem ter o trabalho de verificar bem, cunhou a célebre frase: "A FÉ REMOVE MONTANHAS" frase bonita por sinal conhecida em todo o mundo.

Venho através das Escrituras afirmar categoricamente e com convicção de que esta frase está sendo interpretada erroneamente, inclusive por crentes em Cristo Jesus. Vamos meditar nos textos de Mateus 17:20 e Marcos 11:12-14, 20-24.


Jesus quando estava na terra realizou diversas curas e milagres, numa delas ocorrido com um LUNÁTICO ou pessoa que sofre de perturbações "Loucas ou aluado" aconteceu a mais prova do poder da palavra e da fé, quando seus discípulos não pode realizar aquela cura e Jesus a fez. Desapontados, seus discípulos lhe questionaram o por que? neste momento Jesus disse-lhe para eles, "Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível" (Mateus 17:20). 

Hoje se perguntarmos ao mais fiel dos crentes quem já moveu uma montanha por exemplo, esta resposta seria unânime, "NINGUÉM", o que nos dar a impressão de que ninguém hoje possuem fé o que não é bem verdade. 

Ter fé do tamanho de um grão de mostarda move uma montanha significa que a fé tem muita potencialidade em si, a partir do momento em que desenvolvemos em nós, esta fé mesmo não sendo como um grão de mostardas é capaz de realizar coisas impossíveis e não mover uma montanha literalmente. Isso foi o que Jesus quis nos dizer. Outra coisa que devemos observar neste relato é o poder da palavra que vamos explicar em seguida.

MC 11:12-14 diz, "E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome, e vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou se não folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando disse a figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E o seus discípulos viram isso". MC 11:20-23 diz, "E eles passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde a raízes. 
E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser será feito".

Veja sublinhado, o poder da palavra nas três ocasiões com o ocorrido envolvendo o senhor Jesus. Aquir mostra claramente que além da fé, a palavra é que tem o poder de realizar alguma coisa em nossas vidas. Não a palavra de Deus, mas sim a nossa palavra. Sabemos que a fé também tem o seu papel nesta hora visto que se faz necessário, mas não devemos atribuir este poder a nossa fé, porque a fé conforme vimos nunca removeu um grão de areia se quer, quanto mais uma montanha.

Falar a montanha podemos dizer assim, é falar as nossas enfermidades, nossos problemas, nossas dores e misérias, que saiam de nossas vidas em o nome de Jesus sem duvidar em nossos corações e isso com certeza ocorrerá.

Por Valdir Carneiro // A Bíblia em Destaque

Um comentário:

  1. Boa exeplicação, mas, leia em Números 11:23
    "Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não."

    Bom, se Jesus disse que com fé movemos montanhas, Ele realmente poderia estar se referindo, como você mesmo disse, a enfermidades, problemas etc. Mas não é impossível mover uma montanha com Fé ;)
    Penso assim, nosso Deus é muito grande Valdir, ele não tem limites cara :P

    ResponderExcluir