quarta-feira, 20 de março de 2013

O que podemos aprender do Paralítico de Cafarnaum?

Na ocasião do Ministério de Jesus Cristo, muitas curas e milagres foram realizadas por ele, entretanto, poucas tem destaque hoje, comparado com aquela época lá em Cafarnaum onde muitos ficavam maravilhados, apesar de outros ficarem desconfiados dos feitos de Jesus, (Marcos cap. 2). Diante dos fatos podemos ter a certeza de que muitas lições importantes tiramos deste ocorrido e agora vamos conferir neste aetigo. 

A Bíblia diz lá em Mc 2: 3 que este paralítico tinha que ser conduzido por quatro pessoas, isso porque naquela época a vida de quem não tinham os movimentos das pernas era muito pior que hoje, pois tinham que ser locomovido no leito pelo fato de não existir cadeira de rodas.

Agora irmãos, devemos aprender a partir deste episódio como é dificultoso obtermos a cura ou um milagre através de Jesus, a cada dia nós necessitamos um sacrifício para obtermos aquilo que buscamos em Deus, seja a libertação do álcool, das drogas ou até mesmo das impurezas da carne deste mundo pecaminoso. Podemos dizer que é um milagre hoje chegarmos a ser livre deste sistema iniquo de coisas, o mundo ai fora nos oferece vaidades, prazeres da carne, dinheiro fácil entre outras regalias, e as vezes nem sempre pensamos nas consequências espirituais que isso nos trás.

Outro aprendizado que podemos tirar deste episódio, é o fato de Jesus dizer aquele paralítico, “A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa” (Mc 2:11). Veja que Jesus podia dar as mãos e ajudar aquele paralítico a levantar, no entanto não há fez, Jesus com certeza queria nos mostrar que temos que nos esforçar para sermos salvos e libertos. Muitas vezes somos como este paralítico, temos a ajuda de amigos e irmãos para conhecer a Deus, assim como ele teve quatro amigos lhe conduzindo no leito até Jesus, e quando chegamos na hora de nos esforçar pessoalmente não fazemos como o paralítico e acabamos desistindo da benção.

Outra coisa interessante neste texto é o fato do paralítico ter carregado seu próprio leito quanto Jesus o ordenou dizendo “toma o teu leito e vai...”, lógico que Jesus não queria provar para multidão (Mc 2:2,4) que ele havia curado aquele homem e sim Jesus queria mostrar que mesmo depois de conhecermos a ele temos que mantermos firmes e que dificuldades iremos encontrar, assim como o paralítico encontrou para carregar seu leito.

Neste sentido irmãos devemos ser como aquele paralítico, temos que buscar a Deus independente das dificuldades ou provações e assim focar em nosso objetivo que é a nossa salvação, sem esquecer que para isso temos que suportar até o fim, o mesmo peso do leito daquele paralítico de Cafarnaum.  (Mc 2:1-12; Mt 9:1-8; Lc 5:18-36)
Por Valdir Carneiro // A bíblia em Destaque
Imagens reproduzidas dos blogs de Saulo Ferreira e Rude Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário