quinta-feira, 28 de abril de 2011

Porque a palavra senhor na bíblia está escrito em minusculo e maiusculo?

A Bíblia sagrada em vários textos cita a palavra SENHOR de forma maiuscula quanto em outros textos cita em letras minusculas (senhor), você sabe por que?.

Pois bém leitores bíblico isso tem uma razão especial que aquí vamos tratar, a Bíblia originalmente foi escrita em Hebraico, Aramaico e Grego e foi traduzida para diversas linguas inclusive a nossa lingua portuguesa, muitas traduções não se encontra dessa forma, como a tradução católica de José luiz gonzaga do prado, tradução do novo mundo e outras em Inglês e Espanhol, ao efetuar um estudo profundo do assunto descobriu-se que a palavra senhor era originalmente JHVH ou YHWH  referindo-se como o tetragrama do nome pessoal de Deus (Jeová ou Javé) que muitos tradutores por volta do segundo século logo após a morte do último apostolo resolveu substituir por SENHOR; segundo alegam os tradutores o motivo que levou a substituir o tetragrama JHVH ou YHWH por SENHOR é para evitar que se pronuncie o nome Divino de forma em vão, cumprindo-se de forma errônea um dos dez mandamentos de Deus que diz NÃO PLASFEMAR SEU SANTO NOME EM VÃO.

Outros tradutores que retiraram o nome Jeová ou Javé da escrituras sagrada subistituindo por SENHOR é o caso de João ferreira de almeida por exemplo que na versão normal revisada em Inglês no texto de exôdo 3:15 uma nota ao pé da página diz: A palavra SENHOR, quando escrita em letras maiusculas, representa o nome divino, YHWH.

Hoje em algumas traduções de João Ferreira de Almeida é mantido o nome Jeová nos textos em Gênesis 22:14; exôdo 6:2,3; Exôdo 17:15; Juizes 6:24 e ezequiel 48:35 (tradução João F. de Almeida na versão da imprensa bíblica brasileira). Já na edição revista e corrrigida de João F. de Almeida o nome Jeová se imprega nos textos Gênesis 15:2,8; Exôdo 34:6; Salmos 83:18; Isaias 12:2; Jeremias 32:17; Ezequiel 34:30,31 e em amós 9:8. Mais uma pergunta fica no ar, se em alguns textos foi mantido o nome Jeová por que nos outros textos também não foi mantido? não seria mais sabio e viável que já que foi retirado na maioria dos textos o nome Jeová que retirasse totalmente da bíblia? Ou, não seria melhor que se estivesse mantido em todos os lugares seu nome Jeová e dessa forma seria mais glorificado seu nome como se pede na própria Bíblia em Isaias 12:4; João 17:26 onde o próprio Jesus em oração falou para seu pai que tinha feito que os seus seguidores conhecesse o seu nome (?).

Não importa como tem sido escrito o nome de Deus na sua Bíblia, Jeová, Javé, SENHOR, Jeová-jirê etc, o importante é que saibamos que Jesus veio e nos ensinou como achegarmos a ele (seu pai Jeová), João 14:6 diz Jesus, eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim. Você está perdido e não sabe onde encontrar o caminho? acabou de encontrar aquir em João 14:6 JESUS CRISTO é o caminho!. 

Por Valdir Carneiro // A Bíblia em Destaque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário