segunda-feira, 20 de junho de 2011


- IGREJA -
A UNIÃO DO CORPO DE CRISTO



Após a inspirada exposição das Escrituras Sagradas por Estevão em sua defesa; religiosos enfurecidos, rilhando os dentes se dão a apedrejá-lo até a morte. Este episódio desencadeou uma grande perseguição aos cristãos, tendo como seu fiel executor Saulo. O mesmo que consentiu na morte de Estevão, segurando a capa daqueles que os apedrejavam (At 7.1-8).
Saulo, que estava no encalço dos discípulos do Senhor Jesus, respirando ameaças e morte contra esses, recebe carta para estender sua perseguição à Damasco, porém, quando no caminho, uma luz muito forte, encandeia sua vista tornando-o cego, privado de enxergar, cai ao chão (At 9). Em seguida Saulo ouve uma voz que diz: ?Saulo, Saulo, por que me persegues?? (v.4) a voz indagada por Saulo, responde: ?Eu sou Jesus a quem tu persegues? (v.5).
Os cristãos aqui na terra são os representantes de Cristo. Por isso devem, assemelharem-se a Ele - esse nome foi usado pela primeira vez em Antioquia, para designar os seguidores de Cristo (At 11.26) - isso implica dizer que ser cristão é ser o próprio corpo de Cristo, pois, quando Saulo, perseguia os cristãos, Jesus ao deixá-lo cego, não perguntou: Saulo, Saulo, por que persegue meus discípulos?; mas,  Ele perguntou: ?por que me persegues??.
Devido a esse encontro com o Senhor Jesus, no caminho à Damasco, Saulo, agora convertido, que passa a chamar-se Paulo, nos traz a figura do corpo, onde a Igreja é o corpo de Cristo com muitos membros e todos bem ajustados, ele nos mostra a unidade orgânica da Igreja. Ele menciona a diversidade de órgão que fazem o corpo funcionar e ressalta a importância daqueles membros que parecem mais fracos (1Co 12.12-27).
Se fizermos uma análise biológica de um câncer, iremos perceber que ele passou a existir de uma célula que não estava em harmonia com o corpo (infectada), antes sentiu-se autônoma, independente e teve um crescimento desordenado pelo corpo, continuando a multiplicar-se e contaminando as outras. Quando um membro não se encontra em harmonia no corpo, ele passa a ser autônomo e independente como a célula cancerígena, a qual, não sendo removida à tempo contaminará todo o corpo.
O corpo não age independente, antes recebe ordem da cabeça, a qual é Cristo. (Ef 1.22,23). No corpo de Cristo, que é a Igreja do Senhor Jesus, não há peregrinos ou estrangeiros, porque, todos pertencem a grande família de Deus (Ef 2.19). Por isso não há lugar para dissensões e ciúmes, uma vez que, o corpo é de Cristo. Divisão no corpo de Cristo é uma mutilação. E os membros fora do corpo morrem.
A Igreja do Senhor Jesus é composta por todos os santos espalhados pela terra e pelos santos que já dormem no Senhor. Porém, muitos querem seccionar o corpo falando ao seu irmão com mentiras e ciúmes, não sabendo esses que ?somos membros uns dos outros? (Ef 4.25).
No partir do pão, o Senhor Jesus nos disse: ?isto é o meu corpo que é partido por vós? (1Co 11.24) e Deus revela a Paulo que a Igreja é o corpo de Cristo. Escrevendo aos Coríntios, esses em contendas e divisões, Paulo os adverte a cerca da celebração da ceia do Senhor (1Co 11.17-34),  aquele que comer o pão indignamente será réu do corpo do Senhor Jesus (v.27). Nós colhemos conforme plantamos (Gl 6.7), plantando uma semente boa, colheremos um bom fruto, entretanto, se má, um mau fruto. Diante de nós há sempre dois caminhos: o da obediência que traz benefícios e galardão; e o da desobediência que traz prejuízo e castigo. Paulo, mostra-nos que quando não discernimos o corpo ?somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo? (v.32).
Haverá um grande julgamento onde somente os santos participarão (Rm 14.10; 2Co 5.10). Aqueles que julgarem seus irmãos serão julgados por isso, e tudo mais que fizeram no corpo. Aqueles que recusaram o sangue de Jesus, rejeitando-o, não foram justificados, ficarão de fora desse julgamento, pois o julgamento deles é outro. Como o julgamento começa primeiro pela casa de Deus (1Pe 4.17), Deus disciplina os seus para servir de exemplo, para os incrédulos, pois, se, Ele disciplina a nós, como será o julgamento daqueles que não são obedientes? Vale lembrar que Ananias e Safira estavam juntos com os santos e doaram parte da venda de sua propriedade, mas mentindo ao Espírito Santo, foram disciplinados, eles foram privados por Deus de viver, como punição de seu ato (At 5.1-11), morreram crentes, e serão julgados junto com os santos. Paulo fala aos coríntios: ?Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e vários já dormem.? (1Co 11.30), dormir na Bíblia é queda espiritual ou morte física, devido ao contexto, podemos perceber, que além de contrair doenças muitos coríntios morriam (1Ts 4.13-16), como punição de não discernir o corpo de Cristo.
Sejamos santos que fazem obras dignas de galardão, não obras dignas de reprovação. Se queremos crescer no corpo, devemos nos sujeitar a cabeça que é Cristo e quem nos dá o crescimento que procede de Deus (Cl 2.19).

Por: Diego Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário