segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quem eram os Fariseus e os Saduceus:

Os Fariseus e os Saduceus eram uma Seita religiosa do Judaismo do primeiro século da era cristã, ninguém se sabe ao certo quando se iniciou esta seita mais se sabe que na segunda metade do segundo século antes de Cristo eles já existiam, conforme aponta o livro jewish antiquiteis (Antiguidade Judaica) de Josefo, um historiador Judeus.

Apesar de existir na Judéia onde o povo eram bastante religiosos naquela época, eles tinham conceitos religiosos muito diferente um do outro. Os Fariseus acreditava na ressurreição, acreditavam em anjos e no Espírito, quanto que os Saduceus não acreditavam conforme Atos 23:8, e por isso sempre declaravam advergente uma seita da outra.

Os Fariseus se orgulhavam-se de ser justo e desprezavam o povo comum (Lucas 18:11,12; João 7:47-49), conforme Lucas 16:14 os Fariseus amavam o Dinheiro. Eles desejavam ter destaque e títulos lisonjeiros (Mateus 23:6,7; Lucas 11:43). Os Fariseus eram tão preconcebidos na sua aplicação da lei que tornavam-na pesada para o povo, insistindo em que fosse observada segundo os conceitos e as tradições deles (Mateus 23:4) e com isso perdiam completamente de vista os assuntos importantes, a saber, a justiça, a misericórdia, a fidelidade e o amor a Deus (Mateus 23:23 e Lucas 11:41-44).

Nas escrituras gregas cristã mostra que sempre os Fariseus contendiam com Jesus, principalmente na observância do Sábado, mostra também que tanto os Fariseus quanto os Saduceus perseguiram Jesus até a morte.
   
Embora os Fariseus e Saduceus fossem divididos em questões de conceitos religiosos e crenças, juntaram-se em procurar tentar Jesus por pedir-lhe um sinal (Mateus 16:1) e os dois grupos estavam unidos na sua oposição a Jesus. Evidências Bíblica indica que os Saduceus assim também como os Fariseus tinham um papel destacado em procurar a morte de Jesus. Pois os Saduceus faziam parte do sinédrio, corte que tramou contra Jesus e que mais tarde, o condenou a morte. (Mateus 26:59-66; João 11:47-53).

Por Valdir Carneiro // A Bíblia em Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário