sábado, 14 de maio de 2011

As Sete Festas em Jesus:

As sete festas religiosas de Israel, conforme descritas em Levítico 23 oferecem uma prévia profética de eventos futuros vitais que se relacionam a Cristo, à Igreja e aos judeus. É importante que o cristão compreenda as sete festas para poder ter uma compreensão básica do calendário divino. 

Festa de Páscoa - A primeira festa do calendário era a Páscoa, a festa da redenção (Levítico 23.5). Um cordeiro sem defeito ou mancha deveria ser sacrificado e o seu sangue derramado para libertação e salvação. Por designo divino, desde a eternidade, nosso Senhor Jesus Cristo seria crucificado no dia da Páscoa. A Páscoa representa nossa salvação, pois o “Cordeiro de Deus” (João 1.36) tira o pecado do mundo. 

Festa dos Pães Ázimos - A Festa dos Pães Ázimos começa na noite após a Páscoa (Levítico 23.6). Deus ordenou aos israelitas que comessem pão sem fermento durante a semana que se seguia a Páscoa. Simbolizando com isso uma caminhada de santidade com o Senhor. O pão sem fermento do Novo Testamento é o corpo de nosso Senhor Jesus. Ele é chamado de “o pão da vida” (João 6.35), e Seu corpo foi sepultado durante esta festa. 

Festa das Primícias - A Festa das Primícias (Levítico 23.10,11) é observada no domingo que se segue à Festa dos Pães Ázimos. Nela Israel reconhecia Deus como Aquele que lhe dera a fertilidade da terra. Deveriam trazer os primeiros frutos das primeiras colheitas aos sacerdotes no Templo, e ali esses molhos de trigo e cevada seriam movidos diante do Senhor em favor do povo. Além de celebrarmos a ressurreição de Jesus nesse dia de festa, celebramos também a ressurreição da Igreja (I Coríntios 15.23). 

Festa de Pentecostes - A Festa de Pentecostes que indica cinqüenta dias deveria acontecer cinqüenta dias depois da Festa das Primícias (Levítico 23.15-17) e envolvia levar “dois pães” para serem movidos. Esses pães eram assados com fermento e deviam ser de igual peso. Por serem assados com fermento (que simboliza o pecado), esses pães representam homens pecaminosos. Assim, Deus estava predizendo que a Igreja seria composta de duas partes iguais, judeus e gentios. Quando o Espírito Santo veio, houve uma colheita de três mil pessoas (Atos 2.41), somente um pequeno sinal da grande colheita que acontecerá no Arrebatamento da Igreja. 

Festa das Trombetas - No começo da Festa das Trombetas, estas deveriam soar (Levítico 23.24), o que encontra paralelo e cumprimento exatos no Arrebatamento da Igreja (I Coríntios 15.51,52 e I Tessalonicenses 4.16,17), quando a grande trombeta soar. As sepulturas darão aqueles que morreram na fé, e os cristãos vivos serão levados desta terra. Todos os cristãos serão misteriosamente transformados e preparados para a imortalidade. 

Festa da Expiação - Na solene Dia da Expiação, o sumo sacerdote de Israel entrava no Santo dos Santos e oferecia um sacrifício em favor de si mesmo e de todos os pecados de Israel (Levítico 23.27). Jesus é a expiação final e definitiva por todos os pecados (Hebreus 9,10). O Dia da Expiação será plenamente cumprido de modo maravilhoso quando o Senhor retornar em Sua Segunda Vinda e Israel por fim aceitar a expiação que Ele realizou. 

Festa dos Tabernáculos - A Festa dos Tabernáculos celebra o fato de que Deus quis prover abrigo para os israelitas no deserto (Levítico 23.39-43). Anualmente, judeus devotos constroem pequenos abrigos temporários nos quintais de suas casas e ali adoram. O grande tabernáculo do Senhor existirá em Jerusalém durante o Reino Milenar. Todas as nações do mundo comparecerão, a cada ano, diante do Rei e O adorarão. 

Deus te abençoe!
Pr. Serol

Um comentário:

  1. otimo video sobre as festas de Israel: https://www.youtube.com/watch?v=a-f-CdLisXI

    ResponderExcluir