terça-feira, 21 de maio de 2013

O poder da palavra:

Muitas pessoas hoje em dias tem o hábito de pronunciar palavras impensadas, palavras as quais muitas delas são prejudiciais tanto para quem pronuncia como para quem a ouve.  Quando uma palavra é edificante nem sempre são percebidas, mas as palavras “TORPES” ou aquelas prejudiciais sim. Neste breve estudo vamos aprender o poder que tem a palavra a qual pronunciamos. 

Deus, o nosso pai celestial ao criar o mundo sempre usou o poder de sua palavra em tudo aquilo que ia criando. Disse Deus: haja luz. E houve luz (Gên 1:3). E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas e haja separação entre águas e águas (Gên. 1:6). E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi”, (Gên. 1:9) e assim por diante.

Veja que o criador usou o poder de sua palavra ao criar o mundo, vimos que primeiro vem a frase DISSE DEUS e as coisas se formava milagrosamente de acordo a palavra de Deus naquele momento. Jesus também usou o poder da palavra para agir e ele nos ensinou a fazermos o mesmo. Um exemplo está escrito em Mateus 21:19-21, a passagem da figueira. E, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente (v19). Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? (v20). Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito”. 

Conforme o texto, Jesus também usou o poder da sua palavra para fazer secar aquela figueira como lemos acima, no dia seguinte após seus discípulos verem que tinha acontecido o que Jesus tinha falado, mais uma vez Jesus nos dar outra prova de que a nossa palavra também pode ter o mesmo poder. Jesus disse que se tivermos fé e dissermos ao monte que se mova até o mar que assim aconteceria.

Irmãos, o que podemos aprender então? Veja que muitas das vezes estamos falando palavras torpes achando que aquilo não vai acontecer; o pior é que as vezes até falamos implorando para que isto realmente aconteça. Isso sempre acontece quando estamos com raiva e partindo deste estudo podemos observar que temos que falar sempre palavras que edifiquem, tanto a nós que falamos como a quem ouvem.

Quando estamos com o nosso coração transbordando de coisas boas tudo aquilo que falamos são bons, mas quando estamos com coisas más tudo aquilo que falamos são maus, porque o que falamos vem do coração, e já dizia Jesus lá em Mateus 12:34 “Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. 

Para um crente em Cristo Jesus é inadmissível que não vivamos de acordo os princípios cristãos, sabemos que as labutas são árduas e sempre passamos por momentos de stress no nosso dia-a-dia, mas nunca devemos falar coisas que desabone nossas espiritualidades, sempre que necessário temos a Deus para socorrer em oração, independente onde estivermos ele está sempre pronto para nos atender.

Algumas palavras são comuns falarmos; por exemplo: Quando nossos filhos estão brincando e de repente cai uma chuva fina, acostumamos falar logo, “você vai pegar resfriado nesta chuva filho” veja que você afirmou que seu filho vai adoecer não é mesmo? Nunca devemos afirmar tais coisas, temos que falar palavras edificantes, tipo; (não fique na chuva filho para não se molhar), deixe que Deus protegerá seu filho de doenças.

Aprendemos que foi através da Palavra que Deus fez tudo o que fez. Todos os milagres, mandamentos, consolos, repreensões que usamos como base para as nossas vidas, o Senhor fez uso das palavras para nos comunicar. E você, qual uso tem feito das suas palavras? Você as tem usado para trazer vida ou morte? Salvação ou perdição? Pense bem, e saiba que diante de você estão benção e maldição. Coisas que as palavras sabem fazer muito bem.

Depois deste estudo, devemos analisar as palavras que vamos usar de agora por diante, vamos evitar afirmações que possa contribuir para que coisas ruins aconteçam. A luz da fé precisamos está com o coração cheios de coisas boas e ao abrirmos a nossa boca que façamos para o bem e para a gloria do nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.  
Por Valdir Carneiro // A Bíblia em Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário