domingo, 17 de julho de 2011

REFLEXÃO: Caráter do Cristão, a base da excelência:

   Outro dia, assistindo a um programa no canal Discovery, percebi mais claramente o valor do ser humano na terra. O documentário tratava de uma tribo, a oeste da África, com hábitos estranhíssimos. Os homens da tribo se uniam a fim de construir uma cabana para um homem que ia casar-se. Entretanto, havia um pequeno problema: o homem ainda não tinha uma noiva! Ele não sabia com quem se casaria, mas já estava construindo uma cabana para a futura esposa!

   O documentarista perguntou ao homem: "Você sabe de onde virá a sua noiva?" Ao que o homem respondeu: "Eu esperava casar-me com uma mulher de outra tribo, mas meu pai me pediu para não casar com pessoa alguma de outra tribo, pois ele teme que a mulher tenha seus próprios costumes, e eu honraria a vontade de meu pai".
(Só essa última frase já nos mostra o caráter desse homem!)

   Então, o documentarista indagou: "Mas que tipo de atributos você busca em uma mulher?" Ele respondeu: "O atributo principal é o bom caráter". 
   Aquele homem primitivo do oeste africano era mais sensato que a maioria dos PhDs (doutores em algum assunto) que conheço!

   Algum tempo depois, li a respeito de homens que são tão sensatos quanto o africano. No livro "A mente milionária", de Thomas Stanley, ha uma pesquisa envolvendo homens de classe média e milionários.
A pergunta feita a ambos foi: que tipo de mulher você procura para se casar? O atributo numero um citado pelos homens de classe média foi a beleza. Por outro lado, o valorizado pelos milionários foi o bom caráter!

   É muito interessante o fato de milionários americanos e homens primitivos terem chegado à mesma conclusão! Ambos tinha ciência da efemeridade da beleza e da constância do bom caráter.

Uma pessoa de caráter estima mais o caráter que a beleza, a riqueza ou fama.
   Mas o que seria o caráter? Caráter é a soma dos princípios que carregamos conosco e que norteiam a nossas decisões e escolhas na vida. São os atributos intelectuais e morais, sejam eles bons ou maus, que nos definem como indivíduos.
 
   O bom caráter se refere à virtude, à ética, à autodisciplina e ao conjunto de qualidades da pessoa. Também   denota moralidade.
   Quando uma pessoa possui bom caráter, ela se recusa a negar os seus princípios, não importa o que digam ou façam. A bíblia diz que esse tipo de caráter (reto) é muito precioso aos olhos de Deus.
 
   A verdade é que muitos procuram por pessoas de caráter para com elas se associar, principalmente quando se trata da busca de um cônjuge ou um bom amigo. Contudo, tenho mais interesse em descobrir o tipo de caráter da pessoa. Isso me dirá muito mais que conhecer o tipo de caráter que ela exige dos outros.
   Se você está procurando por uma pessoa de caráter excelente, saiba que está procurando por um tesouro muito raro. Como é dito em Provérbios 20:6: Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará? Até Salomão sabia que era bastante difícil encontrar uma pessoa fiel. Ele sabia que era mais fácil alguém seguir o fluxo do que ir contra a correnteza e fazer o que é certo.
 
   Pessoas fiéis são pessoas de caráter. Aprendi, com os anos, que quem decide continuar irresponsável precisa de pessoas de bom caráter por perto para ampará-lo. Dessa forma, o irresponsável sempre poderá contar com alguém para aliviar seus fardos.
   Não costumo importar-me com o que os outros dizem de mim ou fazem contra mim. Vivo minha vida para Deus, a quem devo ser fiel em todas as circunstâncias. Mesmo se alguém for infiel a mim, ele ainda se beneficiará de minha fidelidade devido à minha caminhada com Deus.

Por: Valdir Carneiro // A Bíblia em Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário